As novas escolas do Alto Tietê que farão parte do Programa de Ensino Integral (PEI), a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, devem beneficiar cerca de 4,7 mil alunos nas cidades de Suzano, Mogi das Cruzes, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba a partir do ano que vem. A informação foi passada ontem pela Secretaria após questionamentos da reportagem.
Ainda segundo a Pasta, os estudantes que se matricularem em uma dessas escolas terão à disposição um Centro de Línguas para a aprendizagem do idioma italiano, japonês e francês, além de poderem cursar o Ensino Médio e técnico em uma carga horária de até nove horas e meia todos os dias. As escolas estaduais que participarão do projeto em 2020 na região são Professor Justino Marcondes Rangel e Professora Landia Santos Batista, em Ferraz De Vasconcelos; Professor Cícero Antônio de Sá Ramalho, em Itaquaquecetuba; Professor Firmino Ladeira e Professor Sueli Oliveira Silva Martins, em Mogi Das Cruzes; Professor Eliseu Jorge em Poá e Professor Carlos Molteni, em Suzano.
Para as duas escolas de Mogi das Cruzes, a expectativa é que 920 estudantes sejam atendidos no ano que vem, os demais alunos serão distribuídos entre as demais unidades de ensino participantes do projeto. Não foi divulgado o número de alunos que cada escola tem capacidade de receber.
Estado
Em todo o Estado o PEI já conta com 417 escolas, mas para o ano que a estimativa é que esse número suba para 664. Até 2023 a meta é superar as 1,4 mil escolas dentro do projeto de ensino integral. Os alunos das escolas que já participam do PEI tiveram desempenho de 1,2 ponto maior que os alunos de escolas regulares no último Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), destacou a Secretaria de Estado Educação em comunicado.
(*Texto supervisionado pelo editor.)