Em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo, celebrado na última segunda-feira, a Câmara homenageou dez profissionais da área com o prêmio Destaque 2019 Maria de Fátima Marques Sobral. O nome que o prêmio carrega também é uma homenagem a fonoaudióloga tida como referência na cidade, que foi professora do curso da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde a primeira turma até o encerramento do curso.
Os profissionais foram escolhidos pelas próprias entidades nas quais eles atuam com o intuito de prestigiar os que se destacaram em suas unidades. Foram homenageados fonoaudiólogos do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), do Hospital Mogi Mater, do Hospital Luzia de Pinho Melo, da Santa Casa de Misericórdia, da Associação de Pais e Amigos dos Especiais (APAE) de Mogi, do Hospital Ipiranga, do Hospital Santana, de clínicas em geral e de outros dois seguimentos, audiologia e home care.
"A intenção é a valorização do profissional da fonoaudiologia, que em algumas vezes são esquecidos e não tem os devidos méritos na evolução do paciente. O importante é valorizar e reconhecer os profissionais da nossa cidade", destacou o anfitrião da premiação, o ex-vereador Rodrigo Romão.
Dentre as homenageadas, no segmento home care, a fonoaudióloga Carolina Moares Santos recebeu o prêmio e fez questão de destacar a profissão. "É muito gratificante. Voltei a atuar como fonoaudióloga há uma ano e para mim é uma grande honra. Não adianta só fazer o nosso atendimento, tem que ter um trabalho de empatia com o paciente, entender a situação da família e tentar ajudar de várias formas", disse Carolina, se referindo aos trabalhos realizados nas casas em que acompanha seus pacientes.