Para incentivar os acompanhamentos das famílias beneficiárias do Bolsa Família, a Prefeitura de Itaquaquecetuba promove, há três anos, uma premiação para condecorar as unidades de saúde que realizaram o maior número de atendimentos. A entrega dos prêmios foi realizada ontem, no auditório da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti).
Quem recebe o Bolsa Família precisa cumprir três requisitos: frequência escolar; atualização cadastral e acompanhamento de saúde. Esta última é realizada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Estratégia da Saúde (USF). Com base nos dados de atendimento é feito um ranking com os melhores colocados. Segundo a coordenadora do Cadastro Único (CadÚnico), Luiza Xavier, este ano as UBS foram subdivididas em médio e grande porte para que a classificação fosse justa. A cidade precisa atingir as metas do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) para receber os repasses do programa. Atualmente, são redirecionados cerca de R$ 64 mil por mês que beneficiam 16.376 famílias.
Os ganhadores na categoria UBS grande porte foram Caiuby (1º lugar) e Jardim Odete (2º lugar). Médio porte ficaram as unidades Jardim Paineira (1º lugar) e Centro (2º lugar). Entre as USFs as escolhidas são Piratininga (1º lugar) e Pequeno Coração (2º lugar). O prêmio destaque ficou novamente com a UBS Jardim Odete por ter realizado 97% dos acompanhamentos e ter o maior número de famílias a serem assistidas.
Participaram da premiação a secretária de Desenvolvimento Social, Fabiana Costa, a primeira dama Joerly Nakashima, a interlocutora das UBSs na Secretaria de Saúde, Ariane Antunes e representante da gerência executiva da Caixa Econômica Federal, Fernanda Gazzola.
A premiação contou com televisores, projetores, caixas de som e micro-ondas a serem entregues ainda este ano e que ficaram nas unidades premiadas, custeados com repasses do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). De acordo com Fabiana da Costa este é um reconhecimento e incentivo ao atendimento às famílias mais vulneráveis da cidade. Já a representante da Caixa afirmou que Itaquá é tida como uma referência em estratégia de atendimento.