O Ministério da Saúde liberou, na sexta-feira da semana passada, um verba de R$ 35 milhões para a construção do Hospital Municipal de Arujá. A informação foi passada pelo deputado federal Roberto de Lucena (Pode). Segundo o próprio parlamentar, a construção de uma nova unidade de saúde no município foi encarada como uma questão pessoal, há três anos. "É um sonho da população se tornando realidade. É uma luta que travei durante mais de três anos, junto com meu filho Renan, que foi quem me trouxe essa demanda e acompanhou de perto todo o processo. Sonhamos junto com o nosso povo de Arujá, que precisa tanto de um hospital público, e por tantas vezes ouvi apenas promessas".
Lucena destacou que o hospital, embora leve o nome de "Municipal" deverá atender toda a população do Alto Tietê. "Pegamos o projeto do marco zero em 2016. Não havia, até então, nenhuma proposta anterior do município. Vencemos muitas etapas. Tivemos que percorrer, novamente, o mesmo caminho em 2017, em 2018 e agora, sob o novo governo federal, em 2019. Conseguimos garantir que se abrisse o sistema para que a prefeitura cadastrasse a proposta e acompanhamos todas as análises técnicas".
De acordo com o prefeito da Arujá, José Luiz Monteiro (MDB), o Hospital Municipal de Arujá contará com atendimento de Alta Complexidade, composto por um Pronto Atendimento com 17 leitos de observação (adultos e infantil) e quatro leitos para estabilização e capacidade prevista para 60 leitos de internação, sendo dez leitos de UTI (cinco adultos e cinco infantis), leitos cirúrgicos, ortopédicos, clínicos, pediátricos e maternidade.
A construção do hospital trará qualidade ao atendimento de urgência, emergência e alta complexidade, pois atualmente os arujaenses contam apenas com uma Unidade de Pronto Atendimento. "Agora conto muito com toda a Câmara Municipal e as demais forças vivas da sociedade arujaense, a exemplo de líderes como o Dr. Luis Camargo, para acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento da obra. A bola agora está nos pés de Arujá", finalizou Lucena.