O geriatra Luiz Antonio do Nascimento, de Ferraz de Vasconcelos, está concorrendo ao "Prêmio Euro - Inovação na Saúde 2019" - um dos mais respeitados do Brasil. Com o projeto "Setembro Lilás", desenvolvido na clínica do médico em referência ao mês de combate aos sintomas de Alzheimer, Nascimento disputa uma das cem vagas da primeira fase do concurso. O objetivo é reconhecer e incentivar a comunidade médica na busca por soluções em produtos, serviços e ações que resultem em ganhos potenciais ou efetivos na qualidade de vida e no bem-estar dos pacientes.
A finalidade, segundo Nascimento, foi estreitar os laços entre a clínica, que leva seu nome (Clínica Médica Doutor Luiz Antonio do Nascimento - Climela), e de quem porta Alzheimer, além de humanizar ainda mais o atendimento médico.
A ação nasceu da necessidade de se ter mais informações por parte da família do paciente sobre os impactos da doença e do tratamento. "Quebramos paradigmas e reinserimos pacientes de Alzheimer em atividades cotidianas, sendo que muitos acabam investindo no isolamento, em razão das peculiaridades da doença, como o esquecimento, a perda de memória antiga", destacou Nascimento.
Na segunda fase da competição, todos os médicos do Brasil poderão votar no site www.premioeuro.com.br em seus projetos favoritos. Os 11 mais votados vão concorrer na grande final, quando a comunidade médica elegerá o grande vencedor, que só será revelado na cerimônia de premiação, agendada para março, em São Paulo.