Mogi das Cruzes é o local de descanso, trabalho e desenvolvimento de mais de 450 mil habitantes. Por isso, os investimentos em todos os setores não podem parar. Como resultado do trabalho na Educação, por exemplo, e investimentos em programas de tecnologia e inovação, os alunos da rede municipal atingiram a nota de 6,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É a maior nota da história da cidade, superando a meta para 2021 e as médias estadual (6,5) e nacional (5,8).
Além disso, quatro novas creches foram entregues pela prefeitura. Outras 11 serão concluídas até 2020, além de três ampliações, o que resultará em mais de 3 mil novas vagas em prédios com arquitetura sustentável, como energia solar, sistema de reúso de águas pluviais e iluminação natural. Além das creches, que estarão distribuídas em diferentes bairros da cidade, o distrito de Jundiapeba receberá o 7° Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) da cidade, com capacidade para 840 alunos em período integral na educação básica e contando com 12 salas de aula, biblioteca, salas de informática e de apoio, auditório e ginásio.
Já na área de Esportes, o programa Bola na Rede consiste na instalação de 11 campos de futebol. Com isso, será promovida a integração da comunidade por meio da ocupação e revitalização dos espaços públicos. Neste ano, dois campos foram inaugurados: um no Jardim das Bandeiras e outro no Jardim Camila, totalizando cinco entregues. Outra importante iniciativa é a construção do Centro de Formação Esportiva, voltado a crianças e jovens. Lá, serão ministradas aulas de iniciação em modalidades como futsal, basquete e vôlei. O Centro funcionará ao lado do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos.
Mogi também abrigará novas e importantes unidades de saúde. O Complexo Integrado de Atendimento à Saúde (Cias), com quase 4 mil m² de área construída, terá espaços para idosos praticarem atividades físicas, salas para reabilitação e fisioterapia, atendimento médico especializado na saúde masculina e na da pessoa com deficiência.
Para oferecer mais conforto e atenção às gestantes, a nova Maternidade Municipal terá instalações para o atendimento completo, desde o pré-natal até os cuidados pediátricos. Também está em construção a 3° Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA). Localizada em Jundiapeba, ela terá capacidade para atender 8 mil pessoas por mês, com estrutura completa para emergências.
Inovação
O programa Desenvolve Mogi e o Polo Digital são oportunidades de trabalho e incentivo ao desenvolvimento de empreendedores e startups. O Programa Mogi é Agro capacita e profissionaliza a atividade rural na cidade. São 26 mil hectares de produção agropecuária e mais de 2 mil produtores individuais. A agricultura e o abastecimento geram cerca de 25 mil empregos na cidade e 10% da nossa economia provém destes setores.