Hoje é o último dia da 1ª Exposição Nacional de Micro-orquídeas e Orquídeas no Pró-Hiper, Mogilar. A exposição evidencia uma das produções de maior potencial da cidade e conta com espécies de micro-orquídeas, orquídeas, plantas ornamentais, suculentas, além de palestras e especiarias.
A exposição é sonho antigo de Masuji Kayasima, pesquisador e produtor de orquídeas que, segundo ele, foi idealizado há três anos com o secretário da Agricultura, Renato Abdo. Kayasima tem a maior coleção de micro-orquídeas do mundo, segundo seu próprio relato. "No Brasil são quatro mil espécies, as quais mil são micro-orquídeas. Algumas estão extintas pelo desmatamento", contou Kayasima.
O evento tem participação de produtores dos municípios de Mogi das Cruzes, Biritiba-Mirim, Campos do Jordão, Taubaté, São Bernardo, São Paulo e Santo André. A exposição foi iniciada ontem às 9 horas e contou com a presença do prefeito Marcus Melo (PSDB) e de seu vice Juliano Abe, que ressaltaram a importância do agronegócio para o munícipio.
Programação
Serão realizadas três palestras hoje. Às 10 horas, Kayasima falará sobre "Diferentes maneiras de cultivo de micro-orquídeas". Depois será apresentada uma palestra sobre fotografia de cactos e suculentas, às 13 e às 14 horas, respectivamente.
O Pró-Hiper fica na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, número 540, no bairro do Mogilar.
*Texto supervisionado pelo editor