Na tentativa de minimizar uma das principais demandas da Saúde de Mogi das Cruzes, foi entregue na tarde de ontem a expansão da Clínica de Hemodiálise do Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes, com a criação de 60 novas vagas do tratamento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que estarão disponíveis à população a partir da próxima terça-feira.
De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, as novas vagas devem ser absorvidas preferencialmente por pacientes mogianos, visto que há uma grande quantidade de moradores do município que são obrigados a se deslocarem a São Paulo e outras cidades da região para realizar o procedimento.
Atualmente, 59 pacientes mogianos são levados pelas ambulâncias da prefeitura para realizar o tratamento em outras cidades, sem mencionar os que arcam com as despesas de locomoção até outros municípios.
O convênio para o procedimento de hemodiálise é firmado entre o Instituto de Nefrologia e o governo do Estado de São Paulo, sendo a destinação das vagas uma responsabilidade da Direção Regional de Saúde (DRS-1).
Além de atender a alta demanda municipal, na qual 232 mogianos realizam o tratamento atualmente, Mogi das Cruzes também recebe 69 pacientes de outras cidades vizinhas, totalizando 304 atendimentos que são realizados atualmente na cidade. "Muitos desses pacientes de Mogi vão para outras cidades e ficam até sete horas entre o tratamento e deslocamento. Agora nasce uma nova etapa nessa parceria com a empresa Diavera, que trabalhou para modernização e comodidade dos pacientes", destacou o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB).
A diretora-médica do Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes, Silvana Kesrquani, ressaltou que a regulação de vagas é feita pela Direção Regional de Saúde. "Quem escolhe (as vagas) não somos nós, hoje temos 304 pacientes realizando o tratamento e pretendemos chegar até as 319 até o final de dezembro", destacou a diretora.
O assunto de destinação de vagas para hemodialise em Mogi já foi discutido na Câmara Municipal, visto que os parlamentares recebem constantemente solicitações para realizar o procedimento na cidade.
O Instituto de Nefrologia foi adquirido pela empresa sueca Diaverum, no final de 2018, com o compromisso de aumentar a qualidade de vida no atendimento aos pacientes.