O ano letivo de 2019 chega ao fim nesta quinta-feira para os alunos das escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental. No dia 20, as escolas terão a última reunião de Organização Pedagógica e Administrativa (OPA) do ano. O encerramento das aulas nas creches é de acordo com o calendário das unidades, que, em geral, segue até o dia 30 de dezembro, parando somente no feriado do Natal. O ano da rede municipal de ensino mogiana foi marcado pela entrega de novas creches e o avanço do uso da tecnologia em sala de aula. As aulas retornarão no dia 4 de fevereiro de 2020.
"Estamos encerrando mais um ano de muito trabalho na rede municipal de ensino de Mogi. Nosso objetivo é oferecer um ensino com cada vez mais qualidade e antenado com as novidades que surgem a cada instante. Queremos que nossas crianças tenham as mesmas oportunidades e estejam preparados para o futuro", disse a secretária adjunta de Educação, Catia Moyano. Ao todo, a rede municipal de ensino é responsável por mais de 47 mil alunos, sendo 23,5 em período integral.
As novidades começaram no início do ano letivo com a entrega de 15 novos veículos para a frota própria da Secretaria de Educação. Foram adquiridos três ônibus rodoviários, três micro-ônibus, quatro vans Iveco, quatro Renault Sandero e uma s-10 cabine dupla. Os novos veículos atenderam mais de 2 mil alunos por mês em projetos educacionais e esportivos e a equipe técnica da secretaria.
Foram entregues neste ano três novas creches no novo modelo sustentável, sendo duas em Jundiapeba e uma no Mogi Moderno. Outras 11 unidades estão em construção, três estão sendo ampliadas e uma já havia sido entregue no Jardim Aracy. Serão cerca de 3 mil novas vagas, ampliando o atendimento em educação infantil na cidade. As novas unidades trazem dez soluções sustentáveis e são consideradas referências em edificações verdes no município.
Na área de tecnologia, após o lançamento de programas como o Simulados e Astro, além do uso do VR (Realidade Virtual), técnicos da Secretaria de Educação criaram o game educacional MIGO. O novo game possibilita o ensino de inglês para alunos a partir dos 3 anos de idade, por meio da aprendizagem autonôma. O mascote tem visitado escolas e creches da cidade. O programa tem uma média mensal de 6,3 mil acessos.
Ainda na área de tecnologia, a Secretaria de Educação fechou uma parceria com o Instituto NET Claro Embratel, que beneficiou 78 escolas municipais, a Escola de Empreendedorismo e Inovação e o Cemforpe e o prédio sede da Pasta com dois pontos de internet e dois pontos de TV.
Além dos equipamentos, a rede municipal de ensino participou de uma capacitação sobre o uso de tecnologias digitais e inovação em sala de aula.