O futuro Ecoponto da avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una, da Vila Figueira, será entregue em janeiro. Este foi o prazo estipulado pela Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, responsável pela gestão do local, em parceria com as transportadoras de resíduos.
De acordo com o secretário Edson Gianuzzi, no momento, a pasta desenvolve a logística do transporte dos materiais recebidos no espaço junto às empresas. "Em relação à parte física, faltam apenas alguns detalhes. Além de receber os materiais da população, o Ecoponto da Marginal do Una também abrigará projetos socioambientais com os catadores recicláveis", contou.
Assim que for aberto, o local receberá materiais recicláveis domésticos, objetos volumosos, pneus, resíduos de jardinagem, madeira, latas de tinta vazias, pilhas e baterias, óleo de cozinha e eletroeletrônicos. O espaço não aceitará lixo comum e hospitalar, animais mortos, tintas, óleos, resinas, amianto, lâmpadas e entulhos.
Na última quinta-feira o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), realizou uma vistoria na obra ao lado de Gianuzzi e da diretora de Meio Ambiente, Solange Wuo. "É mais um equipamento que auxiliará a população com o descarte de resíduos de forma correta, incentivando a reciclagem e promovendo uma maior consciência", ressaltou o chefe do Executivo.
O Ecoponto está instalado na esquina da Marginal do Una com a rua Afonso Nícola Redondo, na Vila Figueira. O espaço tem capacidade para receber volumes de até um metro cúbico de materiais por pessoa. O valor investido é de R$ 15.363,92.