A Defesa Civil de Itaquaquecetuba apresenta hoje a Operação Verão 2019/2020, às 15 horas, no Auditório Semecti. O evento mostrará o plano de atuação neste período considerado chuvoso, tendo em vista possíveis enchentes, e ainda a intensificação do monitoramento das áreas consideradas de risco.
A operação que seguirá até o dia 31 de março de 2020, será apresentada as autoridades municipais, estaduais e representantes da Sabesp, DAEE, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
O Plano Municipal de Contingência contem diretrizes para ações de resposta em casos de desastres envolvendo deslizamentos, alagamentos, enchentes, enxurradas, granizos, vendavais e tempestades no município, com o objetivo de adotar medidas preventivas e corretivas na incidência de ocorrências em virtude de precipitações pluviométricas. De acordo com o coordenador de Defesa Civil, Anderson dos Santos Silva, o Plano foi desenvolvido a partir de análise, avaliações e mapeamentos de riscos efetuados e dos cenários de riscos identificados como prováveis hipóteses de desastres. De acordo com a Defesa Civil, em Itaquaquecetuba foram mapeadas 19 áreas de inundação, 30 áreas de alagamento e 18 de deslizamento.
Na atuação, o plano estabelece a participação, além da Secretaria de Segurança Urbana - Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, das Secretarias de Transportes, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Obras, Esportes, e outros órgãos. O auditório Semecti fica na Rua Jundiaí, 331, Vila Monte Belo e será aberto ao público.
Na semana passada, a Prefeitura de Suzano realizou a apresentação do plano de contingência integrado da Defesa Civil, o Plano Verão 2019/2020. No evento, que foi realizado no Cineteatro Wilma Bentivegna, também foram destacadas as ações que vêm sendo realizadas e as que serão executadas durante a época de chuvas.
O plano foi elaborado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã ao longo do ano com o objetivo de ampliar os trabalhos preventivos em relação a ocorrências naturais, como enchentes, alagamentos, quedas de barreiras e outros eventos relacionados ao período compreendido entre dezembro de 2019 e março de 2020, quando a incidência de precipitações cresce.
Áreas de risco
Para atender às 42 áreas de risco catalogadas no município, a iniciativa define que agentes da Defesa Civil aumentarão o número de diligências, enquanto que a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos irá reforçar o cronograma de limpeza para garantir o fluxo adequado, durante a temporada de
chuvas.