A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promoverá hoje, a partir das 9 horas, a 3ª Conferência Municipal de Cultura. O foco do encontro será apresentar com detalhes o Plano Municipal de Cultura, que acaba de ser aprovado na Câmara Municipal. O evento vai acontecer no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, tem entrada gratuita e é aberto a todos os interessados.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, explica que o plano será apresentado de forma global e também debatido em rodas separadas, conforme os eixos temáticos presentes no próprio documento. A previsão é que a conferência se estenda até as 14 horas. Após esse horário, o 6ª Salão de Artes, que ocupa a Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no piso térreo do prédio e também a Biblioteca Municipal "Benedicto Sérvulo de SantAnna", no segundo andar do edifício, ficam abertos para visitação.
O Plano Municipal de Cultura visa estabelecer um planejamento de políticas públicas para o setor cultural em um período de 10 anos - 2020/2030. Ele foi elaborado de forma participativa, a partir do diálogo com a sociedade civil. Após anos sendo debatido, ele entrou em 2019 na reta final de elaboração.
Por isso, foi submetido a diversas consultas públicas e reuniões temáticas, envolvendo o número maior possível de opiniões e desejos de agentes culturais, grupos organizados e também da população de uma forma geral. Além de reuniões presenciais, realizadas no Centro e em bairros descentralizados, a população também pôde opinar a respeito do plano por meio de plataforma online, disponibilizada pela Secretaria de Cultura e Turismo.
As propostas resultantes do processo de consulta pública foram compiladas a inseridas no texto da lei. No dia 17 de julho foi realizada a última audiência pública sobre o tema, com a aprovação da minuta por parte dos presentes. A mesma minuta passou por aprovação do Comuc, retornou ao Executivo e foi enviada em agosto para a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.