A Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos orientou mais de duas mil crianças na semana passada sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. De forma lúdica e utilizando de fantoches, o departamento promoveu teatros em quatro unidades escolares do município.
Na ação, foram contemplados o estudantes do Centro de Educação Infantil (CEI) Laços Eternos e das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Doutor Joracy Cruz, Luciano Poletti e Tom Jobim. Os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental também receberam livros educativos sobre o tema.
De acordo com o departamento, a ação se faz necessária por conta de período chuvoso, onde a incidência de focos da dengue pode ser eventualmente maior. Ainda segundo a Zoonozes ferrazense, também é importante trabalhar este tipo de conscientização desde a infância.
A coordenadora da Vigilância em Saúde de Ferraz, Karina Rente Isidoro, destacou que atividades desta natureza acabam impactando não apenas as crianças, mas também toda a comunidade "Isso ocorre porque as crianças cobram muito os pais. Quando se deparam com alguma situação, já ligam com o que os fantoches", explicou.