Os alunos que concluíram os cursos oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Casa Aberta, receberam seus certificados em cerimônia de formatura realizada na quinta e sexta-feira passada, no Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquaquecetuba (CCMII). Foram oferecidos dez cursos profissionalizantes e gratuitos. As próximas turmas irão iniciar no próximo ano.
Os cursos oferecidos foram Panificação, Corte e Costura, Jardinagem, Maquiagem, Cabeleireiro, Barbearia, Design de Sobrancelha, Manicure e Pedicure e Decoupage e Pintura em Tecido. Segundo Fabiana da Costa, secretária de Desenvolvimento, essas oficinas são o primeiro passo para que estes alunos alcancem a independência econômica e sigam firmes nos seus planos. A Casa Aberta entra em recesso neste fim de ano e retorna com novas matrículas a partir de janeiro de 2020.
Turismo
O Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquaquecetuba (CCMII) ficou lotado de alunos e familiares para participar da formatura dos alunos do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Turismo. Ao todo foram 420 estudantes.
A mesa da cerimônia contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Joerly Nakashima, a dona Jô. Os quatro polos do Fundo Social resultaram na formação de 350 alunos em cursos de Panificação, Maquiagem, Manicure, Cabelereiro, Barbearia, Corte e Costura e Artesanato. Este ano, o grande passo foi a criação do polo no Itaquá Garden Shopping, nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caiuby e Recanto Mônica e também na sede da entidade.
Pela Secretaria de Turismo foram 72 alunos, entre os cursos de MDF, Crochê, Decoração em Chinelo, Patch Aplique, Tricô e Crochê, Pintura em Tecido, Biscuit e EVA.
A primeira-dama é incentivadora dos cursos de artesanato e de geração de emprego e renda, inclusive, sua mãe tinha como ofício a costura. "Eu quero que vocês continuem a estudar e se capacitar cada vez mais. É importante ter uma profissão para conseguir um emprego ou se tornar um profissional liberal. Nossa cidade precisa de pessoas qualificadas e nós cumprimos nosso papel ao oferecer esses cursos", disse.