Embasado pelo bom retrospecto obtido neste ano na geração de emprego, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), se mostrou otimista sobre a abertura de novos postos de trabalho para 2020. No município, de acordo com os dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), foram abertos 1.126 postos de trabalho em novembro deste ano, já no ano passado 965 vagas foram geradas. A cidade aumentou o número de empregos formais em 17%, liderando o G5 das cidades mais populosas do Alto Tietê, na criação de empregos formais. O município também teve crescimento no acumulado do ano, de 2.780 para 5.014 vagas, registrando aumento de 80,3%, em comparação com 2018.
"Para 2020, estamos muito otimistas. Acredito que o Brasil está iniciando um processo de crescimento mais constante, somado com as políticas municipais de desenvolvimento, entendemos que 2020 será um ano tão bom quanto foi 2019 na geração de emprego e renda para a cidade de Suzano", destacou Ashiuchi.
O município vem acompanhando uma tendência registrada em quase todo Alto Tietê, visto que no mês de novembro, o número de vagas geradas no G5 da região - grupo das cidades mais populosas - foi 24.2% maior que no mesmo período do ano anterior, passando de 1.153, para 1.433. Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos também tiveram aumento nos números.
Para o chefe do Executivo suzanense, tais números em Suzano são reflexos de uma aproximação do poder público municipal junto aos pequenos comerciantes, aos grandes empresários e indústrias do município. "Apesar dos anos de adversidade, nossa cidade vem mostrando um trabalho diferenciado quanto à geração de emprego", apontou o prefeito.
Para o futuro, o liberal promete trabalhar ainda mais na qualificação da mão de obra para aumentar o potencial de emprego à população, além de manter a aproximação natural com as empresas de grande porte, a fim de entender "a necessidade e atender essa demanda com as capacitações", como ele próprio destacou.
Mogi das Cruzes
Em Mogi das Cruzes, o prefeito Marcus Melo (PSDB) também projeta 2020 como um bom ano para a geração de empregos no município, devido, principalmente, aos trabalhos locais realizados pela administração municipal. "Com as ações que a Prefeitura está adotando e a perspectiva de melhoria da economia do país para 2020, temos muitas esperanças de que a cidade vai, não apenas gerar novos, mas melhores empregos", disse.