A Secretaria Municipal de Assistência Social concluiu na última quarta-feira uma série de três encontros de formação dos Educadores e Agentes Sociais que atuam no segmento população de rua em Mogi das Cruzes. O público-alvo foram profissionais das quatro unidades de acolhimento institucional, Centro Pop e Serviço de Abordagem Social.
O objetivo da formação foi aprimorar o conhecimento técnico e operacional dos educadores e agentes, visando um melhor atendimento das pessoas em situação de rua. Os encontros ocorreram nos dias 11, 12 e 18 de dezembro e a capacitação foi realizada por uma empresa especializada no atendimento de pessoas em situação de rua.
"Essa capacitação registra a importância dos trabalhadores desta rede, promovendo qualificação, motivação e, principalmente, o fortalecimento das ações e do planejamento estruturado, com metas definidas dentro das políticas de Assistência Social e as demais de atuação como Saúde, Emprego e Habitação", explica a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.
A pasta coordena ações integradas de abordagem às pessoas em situação de rua de forma contínua e permanente. Atua em pontos estratégicos como Largo Bom Jesus, Largo Francisco Ribeiro, Shangai, Praça Osvaldo Cruz e Avenida Francisco Rodrigues Filho, no Mogilar, além dos terminais rodoviários e ferroviários.
Os agentes sociais conversam com homens e mulheres e fazem um trabalho de orientação ao Centro Pop, que realiza a triagem e o encaminhamento aos serviços de acolhimento.
Os interessados pelos encaminhamentos contam com quatro unidades gerenciadas por organizações sociais que contemplam três casas de passagem e um abrigo institucional, sendo um dos serviços de atendimento exclusivo para mulheres.
Nestas instituições, as pessoas em situação de rua recebem todo o apoio imediato como banho, roupas limpas e alimentação.
Paralelamente, os assistentes sociais e psicólogos fazem o levantamento de todas as demandas dessa pessoa, desde documentação até contato com parentes, visando resgatar vínculos familiares.
Num segundo momento, são oferecidos cursos profissionalizantes e outras atividades que possibilitem o resgate do convívio social e da independência financeira.
Para acionar a Abordagem Social oferecida pela Prefeitura de Mogi basta ligar pelo telefone 97096-0923.