Ainda que não seja obrigatório em Mogi das Cruzes, o cadastramento biométrico continua sendo realizado no município e cerca de 58,5% do eleitorado já realizou o procedimento, ou seja, 184.727 dos 315.489 eleitores já poderão votar com biometria no ano que vem.
Em outras cinco cidades do Alto Tietê o cadastramento, ao contrário de Mogi, é obrigatório, e o prazo expira hoje. Cerca de 16% dos eleitores destes municípios ainda não realizaram o procedimento, o que pode acarretar no cancelamento do título. O cadastramento é exigido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Salesópolis e Santa Isabel, onde 245.670 eleitores já estão em dia com a obrigatoriedade imposta, correspondendo a cerca de 84,1% do eleitorado.
Biometria
De acordo com o TSE, a biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados, e transferidas para as urnas eletrônicas.
O procedimento é feito no ato do atendimento em cartório ou em posto da Justiça Eleitoral e envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro. É necessário o prévio cadastramento no sistema para que o eleitor seja identificado por meio da digital nas eleições.
A implantação da biometria no Estado está sendo realizada em etapas devido ao expressivo número de eleitores.