Com o intuito de incentivar a divulgação de artistas da cidade e formar uma equipe de estudos para preservação de patrimônios culturais de Mogi das Cruzes, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apresentou no começo deste ano alterações no Sistema Municipal de Cultura (SMC) com a inclusão dos projetos Mogi Criativa e Pró Memória, que foram aprovados pelo plenário da Câmara de Vereadores em sessão realizada anteontem, oficializando a continuidade destes programas.
Além disso, com as alterações da SMC, também foi oficializado a incorporação da Coordenadoria Municipal de Turismo à pasta de Cultura, sendo que por meio de um decreto assinado pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), a medida já havia sido comunicada.
"A iniciativa criará uma forma de concentrar as ações relacionadas à memória de Mogi das Cruzes a um programa fortalecido por lei, evitando assim que o mesmo não possa ser realizado em períodos eleitorais", justificou o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, no documento apresentado ao Plenário.
O programa Mogi Criativa trata da possibilidade de venda de produtos culturais nos espaços públicos durante realização de algum evento relacionado, como no exemplo utilizado pelo secretário Sartori, quando um artista realiza uma apresentação no Theatro Vasques ele está autorizado a vender seu produto, no caso, seus discos. "O projeto foi criado pensando na arte e a na cultura como economia criativa, desenvolvimento econômico da cidade, geração de renda e emprego", disse o chefe da pasta municipal.
Pró Memória
Como o próprio nome sugere, o programa trata da manutenção e preservação da história e memória cultural da cidade, por meio de uma comissão que tem como objetivo desenvolver pesquisas, produzir conteúdos a respeito da história da cidade e tudo que estiver relacionado ao patrimônio material e imaterial do município. "Fazem parte dessa comissão: pessoas da Secretaria de Cultura e Turismo, representantes do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi (Comphap) e entidades importantes da cidade", disse Sartori.
Plano Cultura
Outro projeto que tramita na câmara é o que estabelece o Plano Municipal de Cultura. O documento já passou pelas comissões "Classe artística, Conselho Municipal de Cultura e a Secretaria estão aguardando mais ansiosamente a aprovação do projeto", destacou Sartori.