O prefeito Marcus Melo (PSDB) participou na manhã da primeira formatura do projeto Anjos da Guarda, uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio das Secretarias de Educação e Segurança e a Guarda Municipal. De maio a novembro deste ano, guardas municipais ministraram aulas sobre prevenção às drogas, comportamento seguro, direitos e deveres, respeito ao próximo e às diferenças, combate ao bullying, entre outros temas. O evento, realizado no último sábado, levou cerca de 3 mil pessoas ao Ginásio Municipal de Esportes Prof Hugo Ramos, no Mogilar.
"É uma alegria ver este ginásio cheio para comemorar a primeira formatura deste projeto que nasceu da vontade de permitir que todas as crianças tivessem acesso às informações sobre a prevenção às drogas, respeito ao cidadão e combate ao bullying. O Proerd continua em nossas escolas e agora a Guarda Municipal reforça este time levando educação e informação para todos os cantos da cidade", disse o prefeito.
A aluna Laura Maria Vieira dos Santos, do Cempre Ver. Ivan Nunes Siqueira, no Oropó, conta que aprendeu várias coisas com o projeto. "Aprendi sobre como evitar a drogas, a proteção e os guardas. O que aprendi vai fazer muita diferença na minha vida". Shirley Cardoso, mãe da aluna Sara Cardoso, da EM Profa Doracy Baptista de Campos Pereira, na Vila Brasileira, também aprovou o projeto. "Minha filha gostou muito, o livrinho traz bastante informação sobre os cuidados com as pessoas para que não façam nada com as crianças", disse.
Em seu primeiro ano, o projeto formou 2.869 alunos do 4º ano do ensino fundamental de 27 escolas municipais localizadas em Jundiapeba, Braz Cubas, Cezar de Souza e Centro. Durante a formatura, os guardas municipais capacitados para ministrar as aulas do programa receberam certificados eos alunos concluintes também. Gabriel Marcelo de Souza, da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico, representou os alunos na leitura do juramento do projeto.
Para o guarda municipal Nelson Caetano, os objetivos desta primeira fase do projeto foram alcançados. "A intenção inicial era passar os princípios, conceitos de vida, educação e amor ao próximo; mas convivendo com eles, vimos as dificuldades e ouvimos relatos. São momentos muito gratificantes em que vemos nos olhos deles que conseguimos passar a mensagem". "Eles enxergam a gente como anjos da guarda mesmo, muitos falaram isso para nós nas aulas", completou a guarda municipal Daniele Soares dos Santos.