Para tentar minimizar os casos de enchentes e alagamentos nesta época do ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou ontem a edição de 2019 da "Operação Verão", com o foco na intensificação dos atendimentos aos mogianos em casos emergenciais. A novidade é que neste ano o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), o Tiro de Guerra e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) também irão oferecer apoio.
A ação, que terá início no dia 1º de dezembro e se encerrará no dia 31 de março de 2020, contará também com o trabalho da Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Municipal, Polícias Civil, Militar e Rodoviária, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e EDP.
A Operação é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e também tem o envolvimento das demais Pastas municipais. Ao longo do ano, diversas medidas são tomadas para prevenir os riscos de alagamentos nas épocas chuvosas. Uma delas é a desocupação de moradores em áreas irregulares, que este ano chegou a 1,2 mil.
De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública, Paulo Roberto Madureira Sales, as desocupações em áreas irregulares também são fundamentais no que diz respeito à prevenção de alagamentos. "Muitas famílias ocupam áreas às margens de rios, como é o caso do rio Jundiaí. Desta forma, o risco de alagamentos é ainda maior. A prevenção é fundamental e a prefeitura presta todo o tipo de auxílio às famílias", completou.
O prefeito Marcus Melo (PSDB), que também esteve presente no lançamento da Operação Verão afirmou que só neste ano, apesar das ocorrências de alagamentos, a prefeitura atendeu mais de 2 mil pessoas atingidas pelas chuvas. "É imprescindível que nós continuemos trabalhando em conjunto para resguardar a vida das pessoas. Nesta nova operação, todos os órgãos envolvidos farão seu trabalho com excelência para auxiliar a população mogiana", disse.
De acordo com a prefeitura, ainda não é possível dizer a quantidade exata de efetivo que atuará nas ocorrências, visto que o levantamento só é possível após a contagem de cada tipo de atendimento.
*Texto supervisionado pelo editor.