O Procon da Prefeitura de Mogi das Cruzes listou algumas sugestões para que os consumidores mogianos que desejam aproveitar as ofertas da Black Friday, que será realizada na sexta-feira que vem, sejam bem-sucedidos em suas compras. A promoção apresenta várias oportunidades de excelentes preços para a população, no entanto, é importante que aqueles que pretendem comprar via internet optem por sites de lojas brasileiras e mais conhecidas.
Uma boa dica para conferir a nacionalidade do site é se atentar ao final do endereço eletrônico e checar os que terminam somente em ". com", sem o "br" no final.
Além disso, o Procon também orienta os compradores a tomarem cuidado com os links enviados via e-mail e rede social. É bom sempre verificar a veracidade das ofertas acessando o site oficial da loja, de preferência digitando o endereço. Outras dicas para evitar os prejuízos são: verificar o preço final do produto no carrinho de compras, já com a inclusão do frete, para assegurar que não é um valor abusivo; guardar todos os registros de compra, como e-mails e eventuais conversas via chat, e preferir lojas que se identificam claramente, oferecendo endereço e contato, e aquelas que foram indicadas por familiares, amigos ou em sites que avaliam a reputação das lojas virtuais.
O órgão também orienta os consumidores a prestar atenção no prazo de cancelamento em compras fora dos estabelecimentos físicos. Nesses casos, o cliente possui até sete dias para desistir da operação, prazo contado a partir da data da compra ou da entrega. Por fim, é necessário tentar controlar a empolgação, desconfiando de preços muito baixos.