Assim como realizado no dia 6 deste mês, quando moradores de Mogi das Cruzes lotaram o plenário e a galeria da Câmara Municipal, a população terá oportunidade de se manifestar sobre o andamento do Plano Diretor, para expor suas considerações sobre o tema. O documento já foi finalizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e passa por discussões no Legislativo mogiano para que seja aprovado pela maioria dos vereadores. A participação popular pode resultar em uma série de emedas que os parlamentares poderão fazer, modificando minimamento o projeto encaminhado pelo Executivo.
O novo encontro para discussões e apontamentos sobre o tema acontece na próxima segunda-feira, às 16 horas, horário contestado por parte dos vereadores, que sugeriram alteração para às 19 horas, para que a população pudesse ter maior participação, não conflitando com o horário de trabalho das pessoas.
Com boa presença de público, as discussões do primeiro encontro foram incisivas, principalmente, do tema meio ambiente, uma vez que parte do público presente disse que o assunto foi pouco contemplado no documento.
Ainda na oportunidade, o secretário do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, que participou da audiência, apontou que estudos são realizados para aumentar a arborização na cidade e outras análises de cuidados com o meio ambiente.
Desta vez, o presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai (PL) se antecipou aos pedidos dos vereadores, que solicitaram mais audiências públicas para discussões a apontamentos sobre o tema, e marcou esta nova audiência a ser realizada na segunda-feira.
Plano Diretor
A revisão do Plano Diretor acontece desde 2017 e foi marcada por um longo trabalho de construção coletiva. Neste período, mais de 60 reuniões foram realizadas nos bairros de Mogi, visando contemplar as normas, regras e procedimentos que devem contribuir com o desenvolvimento urbano e rural da cidade.