O Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS) da Prefeitura de Suzano promoveu na manhã de ontem uma palestra sobre a importância da utilização racional de medicamentos. Com o tema "Medicar ou Remediar", foram tratados temas como os perigos da automedicação e a cultura do uso indiscriminado de remédios na sociedade contemporânea.
O evento, realizado no Cineteatro Wilma Bentivegna, contou com a presença da secretária de Administração de Suzano, Cintia Renata Lira, da coordenadora do NAS, Renata Pires, e do palestrante Hugo Medeiros, farmacêutico do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Devir. Na plateia estavam integrantes de várias pastas municipais e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
A palestra, com duração de 1h30, analisou algumas das práticas mais comuns e, em alguns casos, equivocadas no consumo dos medicamentos. Dentre eles estão a utilização de remédios com nomes semelhantes, mas com princípios ativos diferentes, a venda realizada de forma ostensiva em farmácias e drogarias e a necessidade de acompanhamento na redução gradual em alguns tratamentos para evitar efeitos colaterais.
Também foi tratado o tema da automedicação e seus perigos, principalmente em casos de medicamentos de uso controlado.