A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza entre hoje e sexta-feira um mutirão de consultas de Oftalmologia exclusivamente para exames de refração, ou seja, para identificar a acuidade visual e o grau de óculos do paciente. O mutirão será realizado nas dependências do Pró-Hiper para atendimento de pacientes que já aguardavam por esse tipo de procedimento.
No total, serão ofertadas 600 consultas (200 por dia) e os pacientes estão sendo convocados pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde com base nas solicitações mais antigas. O trabalho é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a organização social Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que promove ações sociais nos municípios onde atua para manutenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas). A INTS foi vencedora do chamamento público para gerenciamento do Cresamu e também está responsável, por meio de contrato temporário, pela gestão da UPA 24 horas do Oropó. "As consultas serão realizadas por dois médicos oftalmologistas em equipamentos especializados que estão sendo trazidos pela própria INTS e instalados nas dependências do Pró-Hiper. Será um trabalho de grande importância para atendimento aos pacientes que já aguardavam por esse tipo de procedimento", explica o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.
Mais procedimentos
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana um mutirão de exames na Unica de Jundiapeba. O objetivo é zerar a fila de espera para ultrassonografias de mama, ultrassonografias com doppler, utilizado principalmente na especialidade vascular e mamografias.
Outros exames serão ofertados para reduzir a demanda atual: são eles eletroencefalograma, eletrocardiograma e teste ergométrico.