Três a cada cem pessoas acima dos 40 anos apresentam glaucoma. Por isso, os quatro grupos do Lions Clubes da cidade (Mogi das Cruzes, Estância, Itapety e Bras Cubas) em parceria com uma clínica oftalmológica de Mogi, farão amanhã a Ação Social Social Glaucoma e Retinopatia Diabética, para detectar e prevenir a doença.
A iniciativa é voltada para homens e mulheres carentes, acima de 40 anos. O evento ocorre na clínica especializada em oftalmologia, das 8h30 às 13h30, que fica localizada na rua Antonio Mayer, 220, no Jardim Santista. Para participar é necessário entrar em contato por telefone com um dos quatro Lions de Mogi que farão o agendamento dos exames.
Paulo Rogério, que faz parte da Coordenadoria Internacional de Desenvolvimento de Liderança do Lions Clube, afirma que é fundamental as pessoas terem consciência dessa doença. "O importante desse trabalho é a detecção e prevenção do glaucoma, pois é uma doença silenciosa e as pessoas que apresentam não percebem os sinais", disse.
Ele afirmou ainda que não se sabe ao certo qual é a causa do glaucoma, que leva a morte do nervo óptico e a perda da visão de forma irreversível, mas a pressão alta ocular é um fator determinante para o aparecimento da doença. Para tratar o glaucoma, o paciente faz uso contínuo de colírios e, em alguns casos, cirurgia.
Amanhã também serão realizados exames de diabetes, já que a retinopatia diabética ocorre nos pacientes que apresentam a doença mal controlada.
Segundo o médico oftalmologista Carlos Fonçatti, o melhor método de prevenção da retinopatia diabética é manter a glicemia controlada. "Quanto mais cedo se descobre a retinopatia, melhor", destacou.
Para obter mais informações e fazer a inscrição para o evento Ação Social Glaucoma e Retinopatia Diabética é necessário entrar em contato por telefone com um dos Clubes |Lions da cidade: Lions Mogi Centro (9 7609-3944); Lions Mogi Estância (4725-1260); Mogi Itapety (9-8281-6685); e Lions Mogi Brás Cubas (4727-6700). *Texto supervisionado pelo editor