O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que irá visitar em torno de 481 mil residências do Alto Tietê, de agosto a outubro de 2020. A ação será feita em todo o país e faz parte da maior coleta de dados de desenvolvimento dos municípios e estados, o Censo Demográfico, que é feito a cada dez anos. Essa será a 13ª edição do censo no Brasil.
Agentes do instituto irão promover visitas na maioria dos domicílios de cada município, com o objetivo de recolher informações sobre a situação de vida da população e das cidades, para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. 
A cidade que deve ter o maior número de visitas é Mogi das Cruzes. Com uma população de 445 mil, o IBGE possui uma estimativa de que 134 mil casas, deverão ser visitadas em 2020 para a realização da pesquisa. Logo atrás fica Itaquaquecetuba, com uma estimativa de 103 mil casas a serem visitadas.
O município de Suzano, que tem uma população de 297 mil habitantes, já possui uma estimativa de que 85 mil casas serão visitadas em três meses. Já Ferraz de Vasconcelos tem a previsão de visitas em 56 mil residências; Poá 34 mil; Arujá 25 mil e Santa Isabel com estimativa de 17 mil casas. Municípios como Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis possuem estimativas de 10 mil, 9 mil e 5 mil, respectivamente.
Durante as pesquisas, qualquer morador da casa poderá fornecer as respostas ao questionário que possui perguntas como, por exemplo, escolaridade, emprego e renda, cor ou raça e outros aspectos dos brasileiros. Por meio do Censo, o poder público pode identificar áreas de investimentos prioritárias em saúde, educação, habitação, saneamento básico, transporte, energia, programas de assistência à infância e à velhice.
Há dois meses o IBGE realizou um processo seletivo com seis vagas para atuar como Coordenador Censitário Subárea (CCS), para o Censo 2020, nos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano. De acordo com o instituto, outros processos devem ser feitos conforme a data do censo vem se aproximando.
(*Texto supervisionado pelo editor)