O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae-SP, realiza na próxima quarta-feira o primeiro Empreenda Rápido em Mogi das Cruzes. O evento gratuito contará com mutirão de serviços ao empreendedor, linhas de crédito pelo Banco do Povo em até 48 horas e atendimento do Sebrae-SP, oferecendo tudo o que o empreendedor precisa para abrir ou ampliar o seu negócio.
Uma megaestrutura será montada para atender a população do Alto Tietê. Na programação do evento, os empreendedores encontrarão palestras voltadas à gestão de negócios, abertura de empresa e relacionamento com o cliente. Além das opções de crédito do Banco do Povo e da Desenvolve SP, haverá atendimento de instituições financeiras privadas.
O programa Chega Mais, serviço da InvestSP destinado a pequenas e médias empresas, também estará disponível aos empreendedores. Para quem deseja formalizar o próprio negócio, o Sebrae-SP irá realizar a abertura de cadastro empresarial na categoria de Microempreendedor Individual (MEI). As inscrições para as palestras podem ser realizadas na hora.
A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen, destaca que o empreendedorismo é essencial no desenvolvimento de São Paulo. "Estamos no Estado mais empreendedor do Brasil e, com as crises, podemos criar oportunidades. O objetivo do mutirão é promover o empreendedorismo e dar condições de trabalho para todos, oferecendo linhas de crédito com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país. Queremos que São Paulo seja o protagonista deste novo modelo de Estado empreendedor", afirmou a dirigente.
Facilidades
O Empreenda Rápido é um programa estadual que tem como objetivo facilitar a vida do empreendedor e oferecer tudo o que ele necessita para abrir ou ampliar o seu negócio em um só lugar, reunindo pela primeira vez toda a rede de fomento ao empreendedorismo do Estado. O programa ainda conta com a participação do Banco do Povo, Desenvolve SP, Jucesp e do Centro Paula Souza.
A iniciativa prevê qualificar um milhão de pessoas em gestão empreendedora por ano e conceder R$ 1 bilhão em microcrédito nos próximos quatro anos, por meio do Banco do Povo.
A agência de financiamento é o programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades. Com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, a 0,35% ao mês, o programa credita valores para capital de giro e investimento fixo, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento.
O mutirão do Empreenda Rápido será realizado no parque Botyra Camorim Gatti (avenida Doutor Cândido Xavier de Almeida e Souza, s/n), no Centro Cívico, das 10 às 16 horas.