Os vereadores mogianos prometem deixar clara, em todas as sessões ordinárias, a posição contrária à instalação de um pedágio no km 45 da rodovia Mogi-Dutra, prevista pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) para ocorrer em 2022, até que o órgão estadual altere o edital de concessão de rodovias paulistas que dão acesso ao litoral. A ideia foi levantada ontem, durante sessão, pelo vereador Iduigues Martins (PT).
Além da praça de pedágio prevista para ser implantada no quilômetro 45 da SP-88, já discutida na semana passada pelos parlamentares, outras intervenções em vias municipais estão dentro do lote de concessão do governo do Estado.
Dentro desse pacote, está a construção de sete travessias, viadutos ou pontes em regiões urbanas de Mogi, sendo um desses equipamentos na descida da avenida Japão, próximo ao supermercado Alabarce, sobrepondo a avenida Henrique Peres. A questão foi criticada durante sessão pelo vereador Mauro Araújo (MDB). "Vou apresentar um requerimento pedindo informações da Artesp sobre trechos de algumas avenidas que não pertencem ao Estado, mas que estão dentro desse lote de concessão. Se a Artesp prevê essas obras, deve ter tido autorização do poder público", disse o emedebista. As intervenções na cidade e os prazos foram divulgados com exclusividade pelo Mogi News, na edição de domingo passado.
Demais alterações
Como publicado pelo Mogi News no domingo passado, a avenida Henrique Peres também sofrerá outra grande intervenção, já que a Artesp planeja criar uma ligação da avenida com a rua Santa Dionizia, no Jardim Universo. Obras também poderão ser observadas em outros trechos da cidade, como por exemplo no cruzamento entre a avenida Valentina Mello Freire Borenstein com a rua David Bobrow, na qual haverá um dispositivo de interligação entre as vias, com o intuito de fortalecer a Rota do Sol, como almeja a Artesp. Dispositivos de acesso entre as avenidas David Bobrow e Henrique Peres e entre as avenidas Joaquim Pereira de Carvalho no acesso a avenida Valentina Mello Freire Borenstein também estão previstos.