Quais os sentidos da Comunicação? Essa é a pergunta que a edição 2019 da Semana da Comunicação da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) buscará responder. Com o tema "Nos sentidos da Comunicação", o evento, direcionado a alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, acontecerá entre os dias 8 e 10 de outubro e contará com a participação de convidados especiais, que buscarão abordar a amplitude da palavra "sentido" no contexto de afetos e estímulos, sentidos humanos (audição, visão), objetivos (informação, persuasão), rumos e direções no cenário contemporâneo.
O evento será aberto na manhã do dia 8 com um bate-papo, no auditório do Centro Cultural, entre os convidados Severino Neto e Gustavo Rocha, da Agência Arcade, Felipe Cristan, do MKT Mahindra, Natan Lira, da TV Diário/G1, e Helayne Cortez, repórter da Record. O encontro, que será mediado pelo professor Fábio Castilho, acontecerá entre as 8 e 10 horas.
Em seguida, das 10 às 11 horas, será realizado, no hall do Centro Cultural, o "Café com as Pratas da Casa" com convidados representando os veículos de comunicação da região. Dando sequência ao assunto central do evento, à noite, será marcada pela temática SOM, apresentando produções que colocam o som como protagonista do contexto da comunicação no passado e na atualidade (o rádio, podcast, jingles, marca sonora etc.), e o impacto das modificações nos formatos e aparatos, interferindo, de certo modo, no trabalho dos profissionais de Publicidade e Jornalismo. Entre os convidados estarão Haisen Abaki, da Rádio Eldorado/Jornal Estadão, e Rosa Fonseca, da Interbrand. A mediação da apresentação, que acontecerá entre as 19 e 22 horas, ficará por conta do professor Elizeu Nascimento e da professora Miriam Sugahara.