A tão sonhada duplicação do trecho de serra da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) foi descartada dos planos do governo do Estado, apresentados ontem por meio da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), na audiência pública realizada no auditório da Brazcubas Educação, em Mogi das Cruzes. O departamento estadual expôs o projeto para a duplicação da estrada apenas em um trecho de 6,4 quilômetros, do trevo de Taiaçupeba até a serra.
Havia a possibilidade de duplicação de toda a via, que resultaria na diminuição do tráfego intenso registrado nos finais de semana e, principalmente, nos feriados. Espera-se que tal redução seja alcançada com melhorias previstas para a via, como por exemplo a implantação de 22,3 quilômetros de acostamento no trecho entre Biritiba Mirim e Bertioga.
Se por um lado, a negativa de duplicação integral da estrada foi recebida com insatisfação pelo público presente, ao menos o fato da via não estar na lista de estradas que receberão praças de pedágio amenizou a situação - diferentemente da rodovia Mogi-Dutra (SP-88), que contará com cobrança de pedágio no quilômetro 45 (veja ao lado).

Segundo informou o diretor-geral da Artesp, Giovanni Pengue Filho, a intenção do departamento estadual é criar um corredor viário desde a saída da capital até o litoral paulista, segregando o trânsito local do fluxo rodoviário, ou seja, criando uma opção rápida para quem deseja acessar as praias. Para tal, o Estado tem planos concretos: duplicação da estrada do Pavan (veja ao lado), fortalecimento da Rota do Sol, com a eliminação de semáforos; implantação de oito novos viadutos; construção de cinco acessos e retornos e a instalação de dez novas passarelas.
“A gente sabe que a Rota do Sol é muito complexa, quem foge dessa rota vai por dentro de Mogi e começa a afetar outras vias. A intenção é dar uma fluidez maior ao trânsito para que o mogiano não sinta o tráfego tão pesado”, destacou o representante da Artesp.

Ponte rio Guacá
Também visando melhor fluidez, a ponte sobre o rio Guacá deve ser refeita dentro dos planos apresentados pelo governo estadual. A intenção é refazer o dispositivo e oferecer melhor qualidade de tráfego.

Prazos
Oficialmente, o governo do Estado fará audiências públicas até o fim deste mês, sendo que as próximas estão marcadas para acontecer em Itanhanhém (dia 23/10), Bertioga (24/10) e em São Paulo (25/10). De acordo com o cronograma estimado, a publicação do edital deve acontecer em fevereiro do próximo ano, sendo que as empresas interessadas na concessão terão 120 dias (até junho) para a entrega final dos envelopes com as propostas. Passados dois meses, em agosto de 2020, o Estado planeja assinar, junto à empresa vencedora, o contrato de Parceria Público Privada (PPP), para que em outubro do ano que vem a empresa já comece as operações.