Os peregrinos que utilizam a Rota da Luz partindo do trecho de Mogi das Cruzes para chegar até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, enfrentam muitos problemas com as sinalizações das estradas. De acordo com os entrevistados, muitas placas estão vandalizadas ou sujas, o que dificulta a identificação dos romeiros.
Com a proximidade do Dia de Nossa Senhora da Aparecida, comemorado no próximo sábado, o movimento na Rota da Luz aumenta consideravelmente. São esperadas 300 pessoas saindo de Mogi rumo à Aparecida neste mês, sendo que o maior movimento é justamente neste final de semana. São aproximadamente seis dias de caminhada - 200 quilômetros de distância.
O presidente da Associação dos Amigos da Rota da Luz (AARL), Ubirajara Nunes, afirmou que o problema persiste desde a criação da Rota da Luz, em 2016. "Como associação, temos um planejamento para aprimorar os trechos do percurso e oferecer maior segurança aos peregrinos. Muitas placas no trecho de Mogi e, principalmente, em Taubaté, estão em condições precárias", disse.
Ainda de acordo com Nunes, os membros da associação costumam fazer manutenção e limpeza das placas de sinalização. "É importante que o Estado intensifique as manutenções, mas nós também estamos aqui justamente para oferecer melhorias para os peregrinos que fazem a travessia", pontuou.
David Souza dos Santos é representante de um grupo de peregrinos que realiza as procissões e afirmou que, apesar dos pontos positivos, existem muitas reclamações sobre sinalização. "O trecho de Mogi é muito bem equipado com parques, supermercados, bares e farmácias, no entanto, as sinalizações estão em más condições e às vezes prejudica a procissão", constatou.
O vereador Protássio Nogueira (PSD), que já abordou questões sobre a Rota da Luz em sessões da Câmara Municipal diversas vezes, reafirmou a questão. "O Estado precisa providenciar melhorias nas placas, que em muitos lugares sequer existem. Além disso, é preciso que os romeiros tenham à disposição mais banheiros e pontos de água potável", frisou.
*Texto supervisionado pelo editor.