A 12ª Conferência de Assistência Social de Arujá acontecerá este mês, na Câmara de Vereadores. A apresentação do tema "Assistência Social é um direito: Evolução e Desafios do Suas no Estado de São Paulo" e dos eixos temáticos aos frequentadores do Centro de Convivência do Idoso ocorreu na sexta-feira, pela manhã. A pré-conferência, como é chamada, integra a programação da Semana do Idoso.
A atividade do dia teve o objetivo central de preparar os idosos do CCI para a conferência. Com as abordagens sobre o tema principal, os eixos e a estrutura da Assistência Social no município, todos terão condições de aproveitar melhor o evento.
Uma das questões mais importantes, por exemplo, será aprovar as propostas que sairão de Arujá para a etapa estadual da conferência. Deverão ser duas para cada eixo temático, sendo os deste ano: Financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas); Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios; e Participação e Controle Social do Suas.
O funcionamento da conferência foi detalhado pela secretária-adjunta de Assistência Social, Marina Bernardo da Costa. Na abertura da atividade de sexta, a secretária da Pasta, Maria Luzia Bortone Salles Couto, utilizou o tema da conferência para destacar duas evoluções da área em Arujá: as ampliações da bolsa-auxílio da Frente e Trabalho, para R$ 700, e do repasse do Programa Renda Mínima Familiar, que passou para R$ 150 para cada filho ou dependente de até 16 anos dos beneficiários.
"São evoluções importantes. Embora ainda longe de ser o ideal, estes acréscimos na renda farão diferença nas vidas de muitas famílias atendidas por nós", explicou.
Ainda durante o evento, a presidente dos Conselhos Municipais de Assistência Social e o do Idoso, Regina Grubba, apresentou uma devolutiva sobre os resultados da Conferência do Idoso, realizada em março deste ano. "Mostramos as nossas propostas que foram levantadas, confirmadas e aprovadas, o que foi acrescentado na etapa estadual, que os resultados foram apresentados em reunião com o prefeito e todos os secretários da cidade", explicou.
Música
Quem também marcou presença foi o coral do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, regido pelo maestro João Tadeu de Oliveira. Junto com o Coral da Terceira Idade, o grupo cantou as músicas Ouvi Dizer, da Banda Melim, Rindo a Toa, do grupo Falamansa, Xodó, de Gonzaguinha, além de Coração de Papelão, de Jairzinho e Simony.