Mogi das Cruzes é o ponto de partida da Rota Peregrina Paulista - Rota da Luz. Criada em 2016, a travessia está inserida no programa Caminha São Paulo, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, como proposta de uma jornada de fé, reflexão, contemplação e meditação.
Seu trajeto foi concebido para garantir o bem-estar e a segurança dos caminhantes, que antes realizavam suas caminhadas até Aparecida pelo acostamento da via Dutra, rodovia com grande movimentação, que por isso submetia os caminhantes a grandes riscos.
Desde ontem, o movimento na Rota do Luz apresentou aumento, já que os romeiros demoram cerca de seis dias para chegar ao Santuário da Aparecida do Norte.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes tem acompanhado a movimentação dos peregrinos em Mogi das Cruzes durante o ano, inclusive fornecendo o passaporte do Peregrino que registra sua passagem nas cidades integrantes do percurso e, ao chegarem na Basílica de Aparecida, retiram seu Certificado de Peregrino.
Durante o mês de outubro, o trabalho será mais intensificado na cidade devido a comemoração do Dia de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil, comemorado no dia 12 de outubro. Nesse período, o movimento das romarias e peregrinos aumenta substancialmente.
A Secretaria de Cultura e Turismo realizará rondas diárias no Trecho da Rota da Luz entre Mogi das Cruzes até a divisa com o município de Guararema, oferecendo apoio aos peregrinos. Havendo a necessidade de suporte e orientação, o telefone para contato é o 4798-6900.
Associação
Para auxiliar os peregrinos em suas caminhadas, prestar suporte em informações até mesmo promover eventuais resgates, além de monitorar o trajeto até Aparecida, foi criada recentemente a Associação dos Amigos da Rota da Luz (AARL).
A associação também auxilia na manutenção e conservação da infraestrutura do caminho, além de buscar recursos junto a iniciativa privada e parcerias com o poder público para ampliar as ações de apoio ao peregrino, tais como campanhas de divulgação da Rota da Luz nos comércios e serviços e fomento às tradições locais, no que tangem à cultura, lazer, gastronomia e receptivos.
Para o Presidente da AARL, Ubirajara Nunes, a Rota da Luz tem tudo para se potencializar cada vez mais e se tornar um dos mais visitados caminhos de peregrinação do Brasil, devido sua localização, as belas paisagens por onde passa e por estar cercado de um povo que acolhe e trata o peregrino com todo carinho.
Recém-criada, a associação já iniciou os trabalhos no caminho, realizando limpeza nas placas de sinalização no trecho entre Mogi e Guararema. Nos dia 28 e 29 de setembro, a manutenção será feita no trecho de Santa Branca até Aparecida.