Dois reservatórios que irão compor o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da Vila Oroxó e outro no distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, serão entregues até o final do primeiro semestre de 2020, beneficiando um total de 61 mil pessoas. A informação foi divulgada ontem pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) e pelo diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Glauco Silva, durante vistoria aos reservatórios em construção na Vila Oroxó.
As construções fazem parte do Plano Municipal de Água e Saneamento e têm o valor estimado de R$ 9,8 milhões. A empresa responsável pela construção das bases dos três reservatórios é a Fasul. Já a responsável pelo reservatório em si é a SM7 Engenharia.
Na região do Oroxó, estão em andamento as obras de dois reservatórios na via Benedito Ferreira Lopes, cada um com capacidade para dois milhões de litros de água, que devem beneficiar 16 mil pessoas residentes na Vila Oroxó, Jardim Maricá, Rodeio, Bella Cittá, Residencial Itapeti, Jardim Aracy, Ponte Grande e Jardim Náutico.
Os reservatórios funcionarão como uma caixa d'água, semelhante com as caixas convencionais instaladas em residências. "Essas obras vão permitir que o Semae melhore o abastecimento de água, já que os reservatórios funcionarão como pulmões, podendo dar apoio em uma eventual falta de abastecimento", explicou o prefeito.
Já o reservatório que inclui o SAA de Jundiapeba, beneficiando 45 mil pessoas, está sendo construído entre as avenidas Anchieta e Francisco Ferreira Lopes, no bairro Vila Cardoso, em Braz Cubas, com capacidade para sete milhões de litros de água. Atualmente, os serviços estão concentrados na base do reservatório e nos próximos 20 dias a estrutura começará a ser montada. "Sem dúvida a dificuldade para essas obras são os financiamentos, é uma obra em torno de quase R$ 10 milhões, um investimento grande, mas planejamos entregar os três reservatórios no final do primeiro semestre do ano que vem. Não temos falta de água hoje, mas caso aconteça, esses reservatórios irão auxiliar", afirmou o diretor-geral do Semae.
Os bairros que serão beneficiados pelos novos reservatórios, de acordo com a administração municipal, já são abastecidos normalmente, mas a intenção da prefeitura com as construções é de acompanhar o crescimento populacional da cidade. Além da demanda atual, os dois sistemas estarão prontos para abastecer uma população de até 145 mil pessoas (previsão para 2046), sendo 52 mil pelo SAA Jundiapeba e 93 mil pelo SAA Oroxó.
Na área de abastecimento de água, também estão em andamento a construção do Centro de Reservação da Vila Moraes, Sistema Chácara Guanabara, reforma e modernização da Estação de Captação e construção de estação elevatória e rede de bombeamento no Botujuru.