As eleições que decidirão os novos conselheiros tutelares de cada cidade do Alto Tietê acontecerão neste domingo. Suzano, Guararema, Arujá, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Itaquaquecetuba somam 197 candidatos. Todas as pessoas com idade acima de 16 anos que possuem título de eleitor podem votar.
Itaquá é o município que possui a maior quantidade de candidatos, 53 para 15 vagas. A votação ocorrerá na Univeritas, localizada na avenida Uberaba, no bairro Vila Virgínia.
Mogi tem 37 candidatos para 15 vagas. Eles serão escolhidos no Cempre Benedito Ferreira Lopes, Cempre Professor José Limongi Sobrinho, Cempre Oswaldo Regino Ornellas, Cempre Ruth Cardoso e na Escola Municipal Coronel Almeida.
Já em Ferraz, 30 pessoas estão se candidatando para oito cargos de conselheiro tutelar. Os locais que receberão os eleitores ferrazenses para as votações são as escolas Carlindo Reis, Luciano Poletti, Sara Tineue, Maria da Glória, Professor Primorosa J. do Nascimento e a Sylvia da Silveira de Martini.
Em Poá, 27 candidatos estarão aptos a serem votados. Há cinco vagas disponíveis par esta cidade. Os locais do pleito foram questionados, porém, até o fechamento desta edição, ainda não foram confirmados. Por sua vez, com dez vagas disponíveis, Suzano tem 21 candidatos que serão escolhidos em votações nas escolas Antonio Marques Figueira, Professora Luiza Hidaka e na Professor Geraldo Justiniano de Resende.
Com 15 pessoas na disputa, Guararema, também terá apenas um lugar para a votação. De acordo com a prefeitura, a votação para a escolha dos cinco membros será na Escola Municipal Padre Cornélio Armerogen. Arujá tem 14 candidatos para cinco vagas e o local de votação é a Escola Municipal de Educação Infantil I.
Uma das obrigações para se candidatar é idoneidade moral reconhecida por meio da comprovação por meio de Certidão Negativa de antecedentes criminais das Justiças estadual e federal, além da comprovação de experiência profissional de no mínimo dois anos em trabalho direto na área de defesa ou atendimento dos direitos da criança, do adolescente ou da família e ter idade igual ou superior a 21. (T.M.)
*Texto supervisionado pelo editor.