Nove estradas rurais e vicinais do distrito de Quatinga, em Mogi das Cruzes, estão recebendo um mutirão de melhorias e recuperação com a finalidade de aprimorar as condições de tráfego.
São, no total, 26,5 quilômetros de vias que estão sendo recuperadas, com aproximadamente 468 toneladas de materiais utilizados como brita corrida, rachão, solo brita e fresa asfáltica.
As estradas que estão recebendo as melhorias são José Pinto de Andrade, Bento de Moraes Campos, Mirão, Fontágua, do Chaparral, Nobuo Oyama, do Kazu, do Quilombo e Taquaruçu.
A Prefeitura de Mogi também enviou máquinas como a Patrol, retroescavadeira, pá carregadeira e caminhão basculante para auxiliarem no serviço. Os trabalhos estão sendo realizados pela administração regional do distrito com suporte e apoio da prefeitura.
Em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) foi instalado um guard rail na SP-43 Quatinga-Barroso e o leito do rio foi desassoreado num trecho onde sempre ocorriam alagamentos. A tubulação foi desobstruída e nas últimas chuvas já não ocorreram mais problemas, segundo o administrador regional do distrito, Bruno Camargo dos Santos, que percorreu alguns pontos que receberam serviços em conjunto com o vereador José Antonio Cuco Pereira (PSDB), na última quinta-feira.
Monitoramento
A mais recente melhoria começou a funcionar na semana passada: duas câmeras de monitoramento que já estão em operação na entrada do distrito. Um dos trechos é na rodovia Quatinga-Barroso com a rua Antonio Rozendo de Lima. Há cerca de um ano, durante reunião com o prefeito Marcus Melo (PSDB) e todo o secretariado reunido no Quatinga, a comunidade fez algumas reivindicações, entre elas, a instalação de câmeras para, a exemplo de outras regiões da cidade, ampliar a segurança no bairro. O processo foi feito por etapas com a instalação dos postes, cabo e a rede de fibra ótica.