O nome Pró Vida São Sebastião tem um significado. O termo " Vida" é justamente a ideia de promover uma vida melhor ao idoso. Já o nome São Sebastião teve origem em uma promessa que o padre Vicente fez ao santo católico. Anos antes da fundação, o padre estava em uma procissão quando o cortejo passou bem em frente a um terreno que havia sido adquirido pelo religioso. Foi aí que ele prometeu a São Sebastião que naquele lugar seria feito algo em prol dos idosos e quando isso acontecesse, o espaço levaria o nome do santo. Foi também por conta disso que o bairro ficou conhecido como Vila São Sebastião.
A entidade filantrópica e sem fins lucrativos foi fundada pelo padre no dia 16 de setembro de 1977. A missão da instituição, segundo o sacerdote sempre foi a de resgatar para o idoso o exercício da cidadania, por meio da melhoria da qualidade de vida, promovendo assim, seus direitos e deveres. "Quando eu cheguei em Mogi das Cruzes percebi que havia uma política voltada à criança e ao adolescente, mas para o idoso não tinha nada, ainda. E isso também nos motivou a criar o instituto", explica.
O Pró Vida hoje, além da unidade de Mogi das Cruzes, ainda possui duas casas, uma na cidade de Caraguatatuba e outra no bairro Tatuapé, na zona leste de São Paulo. São espaços que oferecem moradia, alimentação, saúde, espiritualidade, ocupação e lazer aos idosos. "Tem idoso que fica sozinho, desamparado e precisa de atividade e de convívio com outras pessoas. Geralmente são idosos abandonados, desprotegidos, sem amparo familiar e com mais de 60 anos", explica.
Este ano, o Pró Vida completa 42 anos de idade. Padre Vicente esteve à frente da entidade durante todo este tempo, no entanto, recentemente, se afastou das atividades por conta da idade avançada. "Tudo segue da melhor forma como se eu estivesse lá", complementa.
O espaço recebe repasses municipal, estadual e federal. A casa abriga atualmente pouco mais de 20 idosos. Eles vivem em casas individuais, com banheiro adaptado. O instituto ainda possui refeitório, sala de conveniência, entre outros espaços voltados ao bem-estar do idoso. Mais de 80 colaboradores trabalham na casa.