O Polo Digital de Mogi das Cruzes, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, está entre os dez finalistas da categoria Hub de Inovação do prêmio Startup Awards 2019, realizado anualmente pela Associação Brasileira de Startups (ABStartup). A divulgação dos finalistas do prêmio ocorreu anteontem. Com apenas dois anos de funcionamento, o Polo está entre as referências no mercado e é o único nesse modelo mantido por uma prefeitura.
A categoria contempla centros de inovação, que fomentam projetos neste segmento. "Estar entre os melhores em apenas dois anos de atividade superou nossas expectativas. Esta conquista demonstra que estamos no caminho certo ao criar em nossa cidade um ambiente favorável para o empreendedorismo de inovação e o fomento à tecnologia", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB).
"Estamos junto de grandes iniciativas que são referências, fomentados pela iniciativa privada e que fazem excelentes trabalhos. Somos o único fomentado 100% pela prefeitura neste modelo", disse o coordenador do Polo Digital, Rodrigo Garzi.
O prêmio é dividido em 13 categorias e os vencedores da premiação serão conhecidos no CASE 2019, realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no ExpoTransamerica. Neste ano, o Polo Digital de Mogi recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Inovação e Sustentabilidade e o Prêmio InovaCidade 2019, que integrou a programação do Smart City Business Expo Brazil. A iniciativa mogiana promove o programa de treinamento com uma série de palestras e oferece ainda serviços de coworking e mentoria. Está em sua segunda edição do programa de incubação, uma parceria com o Sebrae-SP. Nesta nova etapa, que começou em agosto, são 13 startups. Foram 10 startups incubadas na primeira edição. A startup Smart Control Pro, uma das incubadas, assinou contrato com o Grupo Urakami para o monitoramento da produção de 55 toneladas por mês de cogumelos da empresa mogiana.