Três escolas municipais levarão mais de 150 alunos para se apresentar nesta terça-feira na sétima edição da série Os Pequenos no Vasques em 2019. Como de praxe, o concerto será gratuito e aberto ao público, com início previsto para as 20 horas no Theatro Vasques.
Esta edição será formada por dois polos localizados na região rural de Mogi das Cruzes: a Escola Municipal Professora Cecília de Souza Lima Vianna, representando o distrito de Taiaçupeba, e a Escola Municipal Rural Eunice de Almeida, localizada na Estrada Municipal Bairro São Sebastião. Por fim, estará presente também a Escola Municipal Professor Adolfo Martini, da Vila Industrial.
Os três polos integram o trabalho semanal de ensino sinfônico e musicalização realizado por meio do projeto "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola". Para este concerto, haverá o repertório das bandas escolares e do coral, com crianças entre 7 e 14 anos.
Pequenos Músicos
Atualmente, o projeto Pequenos Músicos atende cerca de 11 mil crianças do município. Este projeto está em atividade desde 2011, ano em que foi desenvolvido pela Secretaria de Educação. Desde 2017, encontra-se sob gestão da Sinfônica de Mogi das Cruzes. O coordenador geral do projeto, maestro Lelis Gerson, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, promove a realização desta série de concertos com o intuito de levar todas as escolas do projeto para apresentarem a evolução musical e pedagógica trabalhada com os alunos. Além disso, também é uma forma de incentivar a disciplina e desenvoltura das crianças para este tipo de atividade.
A sinfônica é uma entidade sem fins lucrativos e atuante desde 2003 em solo mogiano. Atualmente, realiza o gerenciamento de diversos projetos musicais das secretarias municipais de Cultura e Educação, atendendo crianças, jovens e adultos, que participam da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, do projeto Pequenos Músicos, e de aulas gratuitas do naipe de cordas, trabalho com cameratas, do projeto Novos Olhares e do coral Canarinhos do Itapety.