Desde o início do mês, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está promovendo várias ações para aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção aos cânceres de mama e de colo uterino (para mulheres) e de próstata (para homens). As Campanhas Outubro Mais Rosa e Novembro Mais Azul também têm como objetivo facilitar o acesso dos munícipes para diagnóstico precoce, ampliando as chances de cura.
Até o dia 31 de outubro, mogianas de 50 a 69 anos que ainda não realizaram mamografia anual podem procurar a unidade de saúde mais próxima para solicitar o agendamento do exame. Já o Papanicolau deve ser realizado anualmente por mulheres de qualquer idade, a partir do início da atividade sexual.
Os atendimentos fazem parte da Campanha Outubro Mais Rosa, que já realizou 388 mamografias e 1.048 coletas de Papanicolau entre os dias 1 e 15 de outubro. 
O secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, incentiva as mulheres a participarem da campanha. "Estamos trabalhando para alcançar o maior número de pessoas. Todas as unidades de saúde estão promovendo ações para orientar e garantir o acesso de todas as mulheres".
O secretário também ressalta a importância das mulheres avisarem caso não possam comparecer aos exames. Elas devem entrar em contato por meio do SIS 160 para desmarcar e liberar a vaga. "Para este mês nós já temos um pouco mais de 2 mil agendamentos para coletas de Papanicolau. A pessoa que falta e não desmarca com antecedência, compromete a capacidade de marcação de consultas da unidade de saúde, dificulta o acesso de outros usuários e contribui para aumentar o prazo de espera para determinado procedimento ou consulta".