No calendário nacional de prevenção, Novembro Azul é o mês de referência para cuidados com a saúde da população masculina. O objetivo é acabar com preconceitos em relação à ida do homem ao médico para realizar exames preventivos de câncer de próstata. Os cuidados com outras doenças, como hipertensão, diabetes e ansiedade, também são incentivados.
Em Mogi das Cruzes, a Campanha Novembro Mais Azul já está em andamento. Durante todo o mês, os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) promovem rodas de conversa em salas de espera com informações e orientações sobre câncer de próstata.
Homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista nem tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos doze meses poderão realizar exames de PSA (exame de sangue). Os interessados devem procurar a unidade próxima de sua residência para obter as orientações necessárias.
O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA. "Por isso o PSA é o primeiro exame solicitado. Em caso de alteração, o paciente é encaminhado ao urologista", explica o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.
Casos
No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e tem como agravo a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados. Por isso que a detecção precoce aumenta as chances de cura da doença.