As Defesas Civis dos municípios de Suzano, Itaquaquecetuba e Poá realizaram ontem várias atividades de conscientização sobre prevenção de acidentes. As atividades estão sendo desenvolvidas em todo o Estado de São Paulo, em parceria com a coordenadoria Estadual da Defesa Civil.
Em Suzano foi realizada uma ação de educação e conscientização na região central da cidade. Os agentes do órgão vinculado à Secretaria de Segurança Cidadã abordaram motoristas e pedestres que circulavam nas imediações da Praça João Pessoa. No total, mais de 800 kits foram entregues na rua Dr. Felício de Camargo, no trecho entre as ruas General Francisco Glicério e Benjamin Constant. Participaram da ação o secretário Antonio Wenzler e integrantes de uma das equipes de campo da Defesa Civil.
Segundo Wenzler, a prevenção é fundamental para a garantia da segurança da comunidade. "Estamos sempre prontos para atender a população em toda e qualquer emergência, preservando sua integridade física e protegendo a vida. E este trabalho inclui a prevenção e a adequação de hábitos e costumes", explicou.
Em Itaquaquecetuba houve o Dia D de Redução de Desastres. Durante a ação, que ocorreu na Praça Padre João Álvares, agentes da Defesa Civil com apoio de formandos dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), realizaram panfletagem de material ilustrativo e tiraram dúvidas da população na barraca montada no local.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Anderson Santos, é importante que a população seja orientada de como agir em casos de emergência. "O material que distribuímos é extremamente didático, onde as crianças também podem aprender sobre os cuidados a serem tomados em várias situações", comentou o coordenador.
Em Poá, a Defesa Civil também realizou atividades em comemoração à Semana Nacional de Redução de Desastres. Segundo o secretário de Segurança Urbana, Carlos Setsuo, por meio da ação foi possível informar a população sobre os recursos disponíveis para o atendimento das emergências. "Uma atividade extremamente importante, com o objetivo de prevenir riscos. Essas ações são essenciais e sempre contam com o apoio da comunidade", explicou.
O coordenador da Defesa Civil de Poá, Fernando Caldeira Diogo, acrescentou que o trabalho realizado hoje buscou alertar sobre a temática dos desastres naturais e aumentar a percepção de risco pela comunidade, suas formas de prevenção, preparação, mitigação e resposta.