As cidades de Poá e Itaquaquecetuba iniciaram uma série ações em alusão ao Outubro Rosa (movimento de conscientização para o controle do câncer de mama). Nos dois municípios serão oferecidos atendimentos às mulheres bem como palestras e orientações. A Prefeitura de Poá, por meio das secretarias de Saúde e da Mulher, promoverá uma ação de atendimento nos dias 17 e 18 de outubro, na Praça de Eventos, das 9 às 16 horas. A ação integra a programação da campanha, que na cidade está sendo chamado de "Outubro Rosa-Cinza". Lembrando que as ações começaram no dia 1º de outubro e se estenderão durante todo o mês.
Entre os serviços que serão oferecidos estão atendimento no Odonto Móvel (orientações e avaliações), teste rápido (HIV, hepatites e sífilis), aferição de pressão arterial e glicemia, auriculoterapia, avaliação postural, psicológica e social, entre muitos outros.
Itaquá
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba preparou uma programação especial para marcar o Outubro Rosa. As ações serão realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família da cidade.
Serão palestras, rodas de conversa, caminhada, orientações sobre o auto exame e mutirões de papanicolau. Tudo com o objetivo de promover a conscientização das mulheres sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
"O Outubro Rosa é essencial para alertar as mulheres sobre a importância do cuidado com a própria saúde. Ao mesmo tempo, procuramos, na programação da Secretaria, dar visibilidade aos serviços de prevenção e diagnóstico, que são essenciais para detectar a doença logo no início, aumentando as chances de cura", comenta o Secretário Municipal de Saúde, William Harada.
Harada ressalta que, embora a campanha seja intensificada neste mês, a Secretaria de Saúde trabalha o ano todo para atender à população feminina, com exames preventivos e de rotina - como a mamografia e o papanicolau --, além de palestras educativas. "Tem aquele velho ditado de que é melhor prevenir que remediar. Assim é na saúde, e por isso temos um foco muito grande na prevenção, sem deixar o atendimento e o diagnóstico de lado, claro", completa.