A quantidade de mogianos que se inscreveu para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) neste é ano é 10,7% menor do que o número registrado no ano anterior. Em 2018, 11.926 pessoas efetuaram os cadastros e, neste ano, o total é de 10.648. No entanto, município continua sendo o que obtém a maior quantia de inscrições.
Na região, a quantidade geral de inscritos corresponde a 34.215, com exceção das cidades de Salesópolis, Guararema e Biritiba Mirim, que não aparecem na lista divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Se comparado com o ano anterior o Alto Tietê também indicou queda, de 15,3%, no total de inscritos, passando de 40.412 para 34.215 neste ano. Em todo o Estado de São Paulo, 816.016 pessoas, sendo que 481.614 são do sexo feminino e 334.402 do sexo masculino, deverão realizar as provas.
Em Suzano, 6.658 pessoas já fizeram o cadastro para as provas. A cidade é a segunda em números de inscritos para prestar o exame nacional. Em terceiro lugar, no que se refere às maiores quantidades de inscritos, está Itaquaquecetuba, com a possibilidade de 5.528 pessoas participarem.
Já em Ferraz de Vasconcelos, 4.291 habitantes concluíram as inscrições e estão prontos para responder os cadernos de questões. Poá chegou ao total de 3.044 cadastros para o exame, e Arujá alcançou 2.724 inscrições. Santa Isabel tem 1.322 confirmações para a realização das questões. Embora solicitado, a Secretaria de Estado da Educação não informou os locais onde as provas serão feitas em cada município, até o fechamento desta edição.
Estrutura
O Enem é programado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) para quaisquer pessoas que desejam ingressar no Ensino Superior. Os alunos que ainda estão cursando o Ensino Médio também podem fazer as provas como treineiros, mas só podem utilizar os resultados para o autoconhecimento.
O sistema abrange quatro provas com as temáticas de Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciência da Natureza e Matemática. Além disso, uma redação com textos argumentativos também é necessária para garantir uma boa nota no Enem. As provas de Ciências Humanas e a redação serão aplicadas no próximo domingo, já as de Ciências da Natureza e Ciências Exatas vão ocorrer no domingo seguinte.
(*Texto supervisionado pelo editor.)