A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano iniciou ontem o curso de Patrulhamento Tático para integrantes da corporação. A formação oferecida se estenderá até 1º de novembro. O objetivo é capacitar os participantes para que possam integrar novas equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Canil e do futuro grupamento de atuação com motocicletas.
"Nosso objetivo é concentrar a mesma doutrina em um só local. Desta forma, teremos um padrão de procedimento tático, o que será bastante importante e eficiente", destacou o comandante da GCM de Suzano, Sérgio de Assis Andrade. Ele explicou ainda que a iniciativa é parte do processo de criação da Inspetoria de Operações Especiais. Nela, serão reunidas as equipes do Romu, do Canil e do grupamento de motocicletas.
Durante o curso haverá instruções com representantes das GCMs de Ribeirão Pires, Mauá e Jandira, além de Suzano. A formação começou ontem com uma aula inaugural da Romu. Os participantes serão avaliados por todo o período em que estiverem dentro e fora da instrução. Entre as disciplinas que serão abordadas estão Ações Embarcadas em Viaturas, Direitos Humanos, Uso de Algemas, Controle de Distúrbios Civis, Fundamentos do Tiro e Busca Veicular.
"Queremos capacitar mais agentes nossos para o Romu e para o Canil. Nossa meta é ter uma tropa preparada e elitizada cada vez maior para o enfrentamento de ocorrências de maior gravidade", afirmou o secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Antônio Wenzler.