Um simpático alienígena irá ajudar mais de 40 mil alunos da rede municipal de ensino a aprender inglês. Este é o MIGO, nome do game educacional lançado na tarde de ontem no auditório do Cemforpe.
Desenvolvido por técnicos e educadores da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, o jogo atenderá crianças a partir dos 3 anos. O prefeito Marcus Melo (PSDB) participou do evento e destacou os avanços alcançados pela área e a importância da aprendizagem do inglês desde cedo.
Com a informatização das 203 unidades escolares da rede municipal, o novo game acrescenta mais uma ferramenta para potencializar a aprendizagem dos alunos. "O MIGO traz a oportunidade para as crianças aprenderem outra língua, abre uma porta para o mundo para nossos alunos. O inglês é uma língua universal para se comunicar com outros países e agora nossas crianças têm a mesma oportunidade que alunos da rede particular", disse.
Para o lançamento, o auditório do Cemforpe ficou lotado com alunos da educação infantil e ensino fundamental. São quase 500 minigames para os alunos explorarem e se divertirem. No evento, as crianças receberam um livro com uma apresentação do jogo e conheceram o personagem.
A abertura do evento contou com a apresentação do coral do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, que cantou músicas em inglês. O jogo foi elaborado por educadores e nove orientadores de informática. A mesma equipe técnica também é responsável pelo programa Simulados (atividades online para o 1º ao 5º ano do ensino fundamental das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática). O game pode ser acessado por tablets, computadores e celulares. "O evento contou com a participação do vereador, que integra a Comissão de Educação, Rodrigo Romão.
A Secretaria de Educação conta ainda com a Carteirinha de Identificação Estudantil (Educa Mogi), que agiliza a comunicação entre os pais e a escola e também a emissão de documentos, o Jogo Astro para o ensino de astronomia e o projeto de Realidade Virtual, projeto itinerante com atividades sobre astronomia, história e ciências.