Durante cinco dias, cerca de 350 militares da Tropa da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), de Caçapava, estarão em Mogi das Cruzes participando de diversos treinamentos na área rural, operação denominada como Exercício Poço Preto VII. A ação faz parte das atividades de formação dos militares e devem acontecer, principalmente, durante a noite. Além de caminhões e ônibus, o Exército também enviou um helicóptero EC 725 Jaguar, com capacidade para transportar 28 pessoas. Além de Mogi, também há tropas em Biritiba Mirim e Guararema.
De acordo com o coronel Heli Figueiredo Moreira Junior, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Leve (BIL), há dois pelotões participando da atividade: o efetivo profissional, que passou 60 dias no Rio de Janeiro durante o período de intervenção militar, e a companhia de efetivo, ou seja, jovens militares que não tiveram contato com esse tipo de atividade anteriormente. "As missões serão sempre à noite até pelo fato de ter sigilo de luzes e ruídos, isso faz parte do processo de formação dos militares, sendo que todo treinamento ficará concentrado nas áreas rurais", disse o comandante.
Alojamentos e outras estruturas necessárias para os militares foram fornecidas pelo poder público. Em Mogi, por exemplo, o grupo está alojado no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão.
Nesse período, os militares serão capacitados para atuar em operações de apoio a órgãos governamentais, levanto em conta atividades de Garantia de Lei e da Ordem. Dentre as atividades estão treinamentos estratégicos, interdição de área, ações em vias terrestres e aquáticas, e operações de busca e apreensão. Os militares também devem realizar uma Ação Cívico Social. (L.P.)