Crianças de 8 a 12 anos, moradoras do Distrito Industrial do Taboão, poderão ter aulas gratuitas de música para formarem uma orquestra de cordas. Uma parceria entre a Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab) e a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes resultou na elaboração de um projeto de Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que prevê a realização de aulas de música instrumental na comunidade.
O Projeto LIC nº 413 - Orquestra de Cordas já foi aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura e agora está na fase de captação de recursos. A partir da aprovação, a Agestab deu início ao trabalho de divulgação entre as mais de 40 associadas. A Associação Gestora tem pedido para que os empresários do Taboão apoiem a formação da orquestra.
A Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes, criada em 2014, estabelece que pessoas jurídicas poderão abater até 20% do que seria pago ao município com o IPTU e o ISS e destinar esta verba a projetos pré-aprovados, como o da orquestra do Taboão. Os interessados devem levar a documentação necessária à Secretaria Municipal de Cultura até o dia 30 de novembro.
"Desde que formamos o Núcleo Social da Agestab temos buscado desenvolver ações que também beneficiem a comunidade e assim que nos foi apresentado a chance de levar o ensino de música às crianças do Taboão, imediatamente topamos o desafio", afirmou o presidente da Agestab, Osvaldo Baradel. 
Diretor-geral da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, o maestro Lelis Gerson afirmou que o projeto pode promover a formação social e desenvolver o trabalho em equipe. "O contato com a música será algo que vai marcar a vida das famílias e dos alunos envolvidos", destacou.