"Mãe de Deus e Nossa". Assim é conhecida Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a padroeira do Brasil, que teve sua imagem encontrada em meados de 1717 por pescadores no rio Paraíba do Sul. A história conta que, naquele dia, os pescadores estavam quase desistindo do fraco dia de pesca, quando foram surpreendidos com uma grande quantidade de peixes em suas redes. Isso ficou marcado como um dos milagres da santa.
Mas, antes disso, ela já era cultuada no Brasil, assim como em outros países, no entanto, era conhecida por outros nomes, como Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, e Nossa Senhora de Guadalupe, no México.
Desde então, a devoção à santa se tornou um dos principais símbolos do catolicismo brasileiro, carregando uma multidão de devotos todos os anos até à basílica, localizada na cidade de Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Hoje, além de ser celebrado o Dia das Crianças, também é o dia em que milhares de devotos visitam à imagem da santa para agradecer as conquistas que tiveram ao longo do ano.
No dia 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada a padroeira do Brasil, no entanto, a imagem da santa já havia sido coroada em 1904. "Para os católicos, a importância desse dia é muito grande, pois há muita fé envolvida. Os devotos agradecem a santa nessa data e pedem mais carinho e paz a todos", contou o padre Rafael Xavier, da Diocese de Mogi das Cruzes.
Inicialmente, a data era comemorada junto com o Dia das Mães, no segundo domingo do mês de maio. Posteriormente, quando o Brasil se tornou independente, em 7 de setembro de 1822, a celebração à santa era comemorada neste mesmo dia. Somente no século XX ficou definido 12 de outubro como o dia da padroeira. "O momento em que o Brasil passa é muito complicado e a Nossa Senhora, como padroeira do Brasil, pode nos auxiliar. As paróquias sempre fazem festas e comemorações para celebrar a participação da santa em nossas vidas", ressaltou o padre.
Hoje, às 10 horas, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, celebrará no Ginásio Municipal de Esportes Sumyoshi Nakarada, em Itaquá, uma Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida Padroeira do Brasil. Em todo o Alto Tietê haverá celebração.