Santa Isabel aderiu à primeira etapa da campanha do Dia D de vacinação contra o sarampo, realizada no último sábado. A iniciativa foi voltada ao público infantil. Todas as unidades de saúde, com exceção dos Postos de Atendimento a Comunidade (PACs), estiveram abertas a fim de atender à população. O munícipe que procurou o serviço de saúde, também teve a chance de atualizar a caderneta de vacina.
De acordo com a Secretaria de Saúde, no Dia D da campanha, 229 pessoas compareceram as unidades de Saúde de Santa Isabel e 43 crianças receberam a dose de imunização contra o sarampo, as demais, não compunham o grupo contemplado pela campanha, porém tiveram a chance de colocar em dia o calendário vacinal.
Desde o início da campanha, que começou no dia 7 de outubro, foram contabilizadas 120 imunizações contra o Sarampo realizadas no município e esses números devem aumentar, já que a campanha segue até o dia 30 de novembro, quando ocorre o Dia D de vacinação voltado aos adultos de 20 a 29 anos de idade, que ainda não estão imunizados.
De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. O ministério também informa que a melhor maneira de evitar o sarampo é pela vacina.